Licks Attorneys inova ao se unir ao Hospital Israelita Albert Einstein e à FIRJAN para garantir ambiente seguro na retomada do trabalho presencial
Retomar o trabalho presencial após quase dois anos de home office é uma perspectiva animadora, mas também desafiadora, dado que a pandemia da Covid-19 continua ativa e com uma nova variante de preocupação do coronavírus, a ômicron.
Procurando garantir um ambiente de trabalho seguro contra a Covid-19, o Licks Attorneys tomou uma medida inédita entre os escritórios de advocacia do país: contratou as consultorias do Hospital Israelita Albert Einstein, referência em saúde e no combate à Covid-19, e da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), especializada em protocolos e documentação de segurança do trabalho no contexto da pandemia.
A missão de adaptar o vasto escritório do Rio de Janeiro – que ocupa um andar inteiro (3.870 m²) no edifício Aqwa Corporate, incluindo espaços para alimentação (restaurante, refeitório, copa e áreas de café) e auditório – de modo a atender às orientações das consultorias exigiu um investimento de mais de R$ 1 milhão, além de quatro meses de trabalho de uma equipe interna dedicada ao projeto.
“O escritório já estava avançado nos trabalhos para a retomada segura quando nos reunimos pela primeira vez”, diz a médica Mônica Gonçalves, Coordenadora de Medicina do Trabalho na Firjan. Entre esses avanços estava a compra dos mais modernos equipamentos corporativos de segurança em saúde, como câmeras termais (que aferem a temperatura e o uso de máscaras de várias pessoas simultaneamente), e de mais de 40 purificadores de ar da marca alemã Trox, com filtros absolutos HEPA (High Efficiency Particulate Arrestance), os mesmos utilizados em “covidários” de hospitais para barrar o SarS-CoV-2, suas variantes e demais vírus. Além disso, foram instaladas lâmpadas UV com ação germicida nos dutos de ar-condicionado e totens de álcool em gel em todos os ambientes do escritório.
Cleber de Moraes Motta, médico consultor de projetos do Einstein, explica que os protocolos desenhados para o Licks Attorneys foram muito além das ações que se tornaram parte do cotidiano, pois levaram em conta a infraestrutura do escritório e a rotina dos mais de 200 membros que trabalham nele, cujo retorno está sendo feito em três fases: 40% em novembro, 75% em dezembro e 100% em janeiro.
Antes da ida ao trabalho, todos os membros preenchem diariamente o Checklist de Saúde, um questionário na intranet do Licks Attorneys com seis perguntas para rastrear possíveis sintomas e situações de risco relacionadas à Covid-19. Quem apresenta sinais de Covid é orientado a fazer um exame PCR no terceiro dia de sintomas, e não pode retornar antes do resultado negativo. Os sistemas do Licks Attorneys controlam os dias de afastamento, agendamento de exames e até as portas de acesso ao escritório.
Na chegada ao escritório, todos recebem semanalmente um kit de proteção individual, que inclui álcool isopropílico e flanela para higienização diária dos equipamentos (teclado, mouse, computadores, telefones, headsets); 10 máscaras cirúrgicas por semana, sendo cinco de cor branca para o período da manhã e cinco azuis para a tarde; e frascos de álcool 70° para a higienização das mãos. Há um guia especificamente desenvolvido para visitantes.
Áreas consideradas críticas – como as de alimentação e banheiros – seguem um protocolo rígido de uso, com várias etapas de higienização ao longo do dia.
“Para nós foi enriquecedor estar com o Licks Attorneys neste projeto. Vimos o investimento pesado que foi feito, não só financeiro, mas de comportamento. Não tenho dúvidas de que o escritório está muito seguro diante do cenário”, disse a médica Mônica Gonçalves ao entregar a Otto Licks, sócio administrador do escritório, a Certificação de Prevenção para Covid-19 da Firjan, no dia 10 de dezembro. Quatro dias antes, o Licks Attorneys havia recebido o selo do Einstein Padrão de Qualidade e Segurança Covid-19 por ter cumprido e superado as exigências da consultoria.
Ambas as consultorias elogiaram a iniciativa do Licks Attorneys de criar um portal para disponibilizar aos membros todas as informações sobre o projeto de retorno presencial ao trabalho. “Não bastava adotar as medidas de segurança, a legislação exige evidências formais de que isso havia sido feito. O Licks desenvolveu um portal didático com todas as informações necessárias, uma iniciativa elogiável, que demonstra responsabilidade com a saúde dos membros”, diz a representante da Firjan.
O portal está na intranet do Licks Attorneys, acessível a todos os membros através dos computadores e dispositivos móveis, e atualizado em tempo real. Ele traz informações sobre os equipamentos instalados no escritório, sobre o status da vacinação dos membros, incidentes registrados e o Checklist de Saúde, além de todos os comunicados já enviados sobre o projeto de retorno ao trabalho presencial.
“Nosso projeto para a retomada do trabalho presencial reflete nossos valores, a importância de cada um de nossos membros e de seus familiares, e a maturidade e profissionalismo de nossa gestão, o que foi reconhecido pelo Einstein e pela Firjan”, diz Otto Licks. “A confiança que os membros do escritório têm hoje em nossa capacidade de ter um ambiente seguro é o grande diferencial. Um impacto positivo muito evidente, onde os membros, suas famílias e os clientes ganharam. Agora estamos estendendo o programa para os escritórios em São Paulo, Brasília, Curitiba e Tóquio.”