Informações sobre o sistema de patentes brasileiro
Clique na imagem abaixo para fazer o download da versão mais recente da publicação especial “Resposta-técnica independente ao pedido de informações do Exmo. Ministro Dias Toffoli ao INPI na ADI #5529“.
Clique na imagem abaixo para fazer o download da versão mais recente da publicação especial “Revisão técnica: Levantamento do TCU na Auditoria do INPI (Acórdão no. 1.199/2020)”
Evolução legislativa: 185 anos de prazo de vigência contados da data da concessão da patente
Apesar de as legislações nacionais que regem a Propriedade Intelectual (PI) possuírem alto grau de harmonização, cada país tem regras específicas e interpretações singulares que diferem daquelas aplicáveis em outras partes do mundo. O Brasil tem seu próprio conjunto peculiar de normas, que podem surpreender profissionais, inventores e titulares de patentes familiarizados com os sistemas de PI dos Estados Unidos, da Europa ou de países na Ásia. Esta página disponibiliza análises exclusivas e em tempo real de bases de dados oficiais sobre o Sistema Brasileiro de Patentes.
Licks Attorneys, um dos escritórios de advocacia mais ativos na área de patentes no Brasil, oferece aqui um levantamento independente e análises de dados feita por nossos especialistas em uma série de questões relacionadas ao cenário de patentes no país. Este site também fornecerá informações sobre os procedimentos do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), bem como de outras fontes oficiais do Governo Brasileiro com relação à regulamentação de patentes.
Sistema de patentes no Brasil: um breve panorama dos números do INPI
STF susta a aplicação do prazo de vigência de 10 anos contados da concessão para novas patentes relacionadas a produtos e processos farmacêuticos e a equipamentos e/ou materiais de uso em saúde
O Ministro Dias Toffoli concedeu parcialmente antecipação de tutela, com efeitos imediatos, que afeta quase 13 mil pedidos pendentes de análise no Brasil. A decisão monocrática foi proferida após o adiamento do julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 5529, de 2016, que questiona o art. 40, parágrafo único da Lei de Propriedade Industrial, no dia 07 de abril.